Entrevista com Ciro Gomes feita em Americana
Durante a celebração dos 11 anos da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo), evento com cobertura da AGSP (veja matéria), nosso...


ARTIGO
EMPATIA! Uma palavra que pode mudar vidas
 
Artigo de Lucas Ricardo de Souza Pereira - Jornalista da Agência de Comunicação Grita São Paulo - AGSP, ex-foca da redação, aficionado pelo mundo do futebol, games, séries e rock'n'roll
 
2018 começou e sem sombra de dúvidas o brasileiro só quer saber de duas coisas: Copa do Mundo e eleições. Debates sobre o seu candidato ser melhor do que o do outro, ou sobre como o Neymar irá fazer um gol na Alemanha e "vingar" aquele trágico 7x1. Como um grande fã de futebol e iniciante no ramo político, não vou negar que estes temas fazem parte do meu dia. Mas, desde que assisti uma série distribuída pela Netflix chamada Travelers, tenho dado atenção e tentado praticar o significado da palavra EMPATIA.

SINOPSE - Em tese, os 24 episódios das duas temporadas contam a história de uma humanidade destruída num futuro distante. Contudo, a tecnologia avançou de tal forma que foi criado uma máquina chamada "o diretor", a qual repensa como mudar a situação atual do planeta por meio do tempo que se passou. Para isso, são enviadas ao passado equipes de viajantes que tomam o corpo exatamente no momento em que a história registrou a morte de alguma pessoa. Esses viajantes tem a missão de evitar catástrofes históricas que culminam na destruição da humanidade. A empatia dos personagens é imensa em cada missão.

E HOJE? - Quantas vezes não agimos sem medir as consequências de nossos atos? Quantas vezes deixamos de fazer algo que sabemos que irá ajudar muito uma pessoa em menores condições (seja financeira, emocional ou até mental) e deixamos o orgulho, falta de tempo ou simplesmente nossa falta de empatia falar mais alto? Este cenário é contraste de anos em que a civilização humana deixou de valorizar o SER e apenas se interessa no TER. Vemos grandes potências econômicas esbanjarem seu capital, famosos que se alimentam do luxo, enquanto outros padecem pela fome, falta de moradia e ninguém estende a mão.

SIGNIFICADO - Em termos simples, empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Como consequência disso, a vontade de ajudar este outro alguém é despertada.

Talvez o grande problema da sociedade atual seja a falta deste termo poderoso. Se importar com o próximo e conseguir visualizar um ser humano do outro lado é um ato nobre, esquecido pela maioria dos habitantes deste mundo. Antes de posições sociais, conta bancária ou fama, todos somos iguais. E antes de dizer que isto não está ao seu alcance, mundialmente falando, comece a fazer a sua parte. Eu garanto que a sensação de satisfação que sentirá em seu interior será uma experiência que você vai querer para toda a vida.

 
CLIQUE AQUI E CONFIRA O ARTIGO ANTERIOR